NOTA DE ESCLARECIMENTO

por Câmara Municipal de Jacuí/MG publicado 04/09/2020 00h00, última modificação 03/08/2021 14h54
Assunto: aumento nos preços dos itens de cestas básicas nos supermercados, mercados e mercearias da cidade

O Procon Câmara de Jacuí - MG, vem por meio desta, comunicar que ao tomar conhecimento sobre a alta no preço dos itens de cesta básica realizou visita aos supermercados/mercados/mercearias da cidade.

Na ocasião, constatou-se que os comerciantes locais têm adquirido os produtos com preços mais elevados e que não aumentaram sua margem de lucro. Sendo que, alguns, a reduziram.

Assim, se não houve o aumento arbitrário dos lucros, não há que se falar em abusividade.

Importante frisar que não há o tabelamento de preços e que a atual situação decorre de uma série de fatores, tais como, a valorização do dólar, o aumento das exportações, crescimento da demanda interna, entre outros. Além de que, há a agravante de estarmos vivendo em um cenário pandêmico.

Feitas tais considerações, informamos que o Procon Jacuí-MG continuará cumprindo suas atribuições, dentro daquilo que lhe é permitido enquanto Órgão vinculado ao Poder Legislativo.

Colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.

Jacuí, 04 de setembro de 2020.